Koji Morimoto





Koji Morimoto é um dos meus animadores e diretores favoritos que trabalham no campo do “anime” (basicamente apenas significa animação japonesa).

Morimoto é bem respeitado no Japão, mas não é bem conhecido nos Estados Unidos, possivelmente porque ele dirigiu principalmente curtas e pequenos segmentos de filmes ao invés de animações de longas.


Eu o notei pela primeira vez como diretor de um segmento chamado “Franken's Gears” no Robot Carnival , uma coleção de curta-metragem dedicada ao tema dos robôs. Havia apenas algo sobre sua manipulação de luz e detalhes que fez seu segmento se destacar acima do resto. Na época, não pensei em tentar descobrir mais sobre o seu trabalho e não o percebi até anos mais tarde, quando me deparei com o trabalho dele em outra coleção.

Ao contrário da crença popular, na verdade houve uma boa sequela para o filme original The Matrix , não foi apenas um dos lançamentos teatrais. Em 2003, houve um lançamento em DVD chamado The Animatrix , uma coleção de curtas animações de vários diretores, principalmente diretores de anime, que lidavam com assuntos dentro do cenário Matrix.


A melhor delas foi uma curta maravilhosa chamada “Beyond”, sobre uma garota que procura seu gato perdido e encontra uma “casa mal-assombrada” onde as regras normais da física são quebradas. É um ótimo pedaço curto que é bem escrito, lindamente desenhado, luminosamente colorido e inteligentemente dirigido. Assim que eu vi, eu disse “Uau! Quem era aquele ? ”, Imediatamente jogou de novo e olhou para ver quem havia dirigido - Koji Morimoto.


Descobri então que, além de dirigir vários outros curtas, Morimoto tinha, de fato, trabalhado como animador em alguns de meus animes favoritos, Akira de Katsuhiro Otomo e Kiki's Delivery Service de Hayao Miyazaki (veja meu post sobre Miyazaki ).

Morimoto dirigiu uma série de curtas animações memoráveis, imaginativas e muito diferentes.

Eu não acho que ele tenha um site oficial, mas há um site Francês em nível profissional e extenso (que eu assumo não é oficial) em kojimorimoto.net . A versão em inglês ainda não está on-line, mas a versão em francês não é muito difícil para os falantes de inglês navegarem.

Eu encontrei a versão do site não em um popup mais fácil de lidar. Uma vez que você entrar em qualquer uma das páginas do interior, você verá um link na parte inferior esquerda do mapa do site ("plan du site") que abre em uma pequena janela pop-up conveniente. Vá para qualquer uma das seções em “Panorama” para ver imagens e informações sobre muitos de seus shorts.

Cada seção de uma animação apresenta um videoclipe curto, desenhos preliminares, fundos de cena e limites de tela; o suficiente para sentir a beleza e a variedade imaginativa de seu trabalho. Em particular, confira Beyond , Noiseman Sound Insect , Tekkon Kinkurito e Magnetic Rose (imagens acima, de cima para baixo).



























Há também uma página no Catsuka.com onde você pode baixar clipes e trailers do trabalho de Morimoto.

"Eu vivo em uma cidade sem um nome. Todas as noites me perco na escuridão de suas ruas. Vejo cenas animadas da realidade! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

type='text/javascript'/>