De acordo com as principais reações químicas utilizadas para identificar constituintes bioativos de plantas medicinais

 

De acordo com as principais reações químicas, utilizadas para identificar constituintes bioativos de plantas medicinais, avalie as afirmativas de I a IV a seguir:


I. Reações específicas de Alcaloides: Mayer, Dragendorff, Wagner e Bertrand;


II. Reações específicas de Triterpenos Esteroides: Lieberman-Buchard;


III. Reações específicas de Glicosídeos Heterocíclicos: Shinoda;IV. Reações específicas de Taninos: Murexida.


Assinale a alternativa correta:


    As afirmativas I, II e IV estão CORRETAS.


    As afirmativas II, III e IV estão CORRETAS.


    As afirmativas I e II estão CORRETAS.


    As afirmativas III e IV estão CORRETAS.


    Todas as afirmativas estão CORRETAS.


Pergunta 2

1 ponto


Ensaios cromatográficos têm por objetivo o isolamento de um metabólito específico (processo preparativo) ou verificar a presença e o teor deste composto em um determinado extrato (processo analítico). Acerca de técnicas cromatográficas, assinale a opção CORRETA:


    Na cromatografia gasosa, a fase estacionária é sólida e a fase móvel é um gás inerte.


    Na técnica de cromatografia em camada delgada (CCD) é a técnica mais indicada para caracterizar qualitativamente a presença de um determinado grupo de constituintes bioativos.


    A diferença de peso molecular dos componentes de uma mistura é o que permite a separação desses componentes por cromatografia.


    A cromatografia líquida de alta eficiência tem alto poder de resolução devido ao tamanho da coluna cromatográfica utilizada, que pode atingir até 1m de comprimento.


    É impossível utilizar a cromatografia gasosa para a investigação de substâncias voláteis.


Pergunta 3

1 ponto


Com as amostras dos extratos fracionados, é possível melhorar o processo de purificação por meio de técnicas cromatográficas mais complexas (instrumental, operacional, detectores, etc.) e específicas, como a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) e a Cromatografia Gasosa (CG). A cromatografia instrumental em coluna, seja CLAE ou CG, é utilizada não apenas na identificação de substâncias como também para sua determinação quantitativa. Para isso, diversos métodos estão disponíveis. Sobre estes métodos, selecione a afirmativa INCORRETA dentre as opções abaixo:


    A CLAE é uma técnica mais indicada para analisar e quantificar amostras de matéria-prima vegetal, principalmente, devido à sua ampla compatibilidade com diversos tipos de amostras.


    Na extrapolação linear por adição de analito, adicionam-se quantidades conhecidas do analito a quantidades conhecidas da amostra.


    Na padronização interna, adiciona-se quantidade conhecida de uma substância na amostra e relaciona-se sua área com a área da substância a ser determinada.


    Não é possível realizá-la de forma acoplada com Espectrômetros de Massas (EM) e de Ressonância Magnética Nuclear (RMN).


    Na normalização, é necessário que todas as substâncias presentes na amostra sejam eluídas e que a resposta do detector seja idêntica para todas.


Pergunta 4

1 ponto


As plantas medicinais são aquelas que exercem ação terapêutica, utilizadas tradicionalmente desde a antiguidade por diversos povos de todo o mundo. Sobre as diferentes etapas envolvidas no estudo farmacognóstico de uma planta, leia as alternativas que seguem e marque a opção CORRETA.


I. O material colhido não deve ser comprimido ou esmagado, evitando também processos de degradação química dos compostos de interesse, os quais são responsáveis pelo efeito terapêutico;


II. As plantas medicinais podem ter um período do ano em que seus compostos químicos (metabólitos secundários) apresentam maior teor, sendo importante a colheita nessa fase do ano;


III. O ideal é proceder com a técnica de amostragem por quarteamento, segundo a Farmacopeia Brasileira.


    I e II estão corretas.


    I, II e III estão corretas.


    III está correta.


    I e III estão corretas.


    Nenhuma das alternativas está correta.


Pergunta 5

1 ponto


A caracterização e a comprovação da presença de um determinado grupo de metabólitos secundários, em um extrato de origem vegetal, podem ser realizadas de forma rápida e simples por intermédio de reações químicas clássicas. São VERDADEIRAS as afirmativas:


I. As reações fitoquímicas são pouco eficazes como único método de identificação, sendo recomendada a realização de outros ensaios complementares sempre que possível;


II. Reação de Liebermann-Burchard usada para detecção de um composto esteroide que pode ser observado pela coloração azul-esverdeada;


III. A principal vantagem desta técnica é que as reações químicas não são específicas, o que pode mascarar os resultados (falso-negativos ou falso-positivos).


    I e II, apenas.


    I e III, apenas.


    I, II e III.


    II e III, apenas.


    Nenhuma das alternativas está correta.


Pergunta 6

1 ponto


Se o extrato bruto apresentar algum efeito biológico de interesse terapêutico, é recomendado prosseguir com uma extração mais específica (partição líquido-líquido), usando solventes orgânicos mais adequados e com polaridades crescentes. Das alternativas abaixo, qual a alternativa está CORRETA, a respeito dos solventes orgânicos (extração líquido-líquido) para o isolamento específico de alguns metabólitos secundários presentes em plantas:


    Diclometano: Segundo solvente utilizado, principalmente para isolamento de Lignanas, Flavonoides metoxilados, Sesquiterpenos, Lacionas, Triterpenos e Cumarinas. 


    Hexano: Terceiro solvente utilizado, principalmente para isolamento de Esteroides, Terpenos e Acetofenonas.


    Butanol: Quarto solvente utilizado, principalmente para isolamento de Taninos, Xantonas, Ácidos triterpênicos, Saponinas, Compostos fenólicos em geral e Flavonoides.


    Acetato etila: Segundo solvente utilizado, principalmente para isolamento de Flavonoides glicosilados, Taninos, Saponinas e Carboidratos.


    Hexano: Primeiro solvente utilizado, principalmente para isolamento de Lignanas, Flavonoides metoxilados, Sesquiterpenos, Lacionas, Triterpenos e Cumarinas.


Pergunta 7

1 ponto


Analise as afirmativas abaixo sobre conceitos, métodos e operações, aplicados às práticas farmacêuticas, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) A destilação é um método que pode ser usado para separar uma mistura de substâncias, sendo fundamentado na diferença do ponto de fusão dessas substâncias;


( ) O aumento da temperatura facilita o processo de extração sólido-líquido porque determina uma diminuição da viscosidade do solvente e aumenta a solubilidade dos sólidos em líquidos;


( ) Os métodos de extração são processos utilizados para a transferência dos constituintes das plantas nas quais estão dissolvidos ou dispersos para outra fase, objetivando-se isolar e purificar tais constituintes;


( ) O método de extração em aparelho de Soxhlet permite a extração dos constituintes das plantas de forma eficiente, porém requer volumes relativamente grandes de solventes, os quais devem ser não voláteis.


    F-V-V-F.


    V-V-V-F.


    F-V-F-V.


    V-F-V-V.


    V-V-V-V.


Pergunta 8

1 ponto


A obtenção de drogas requer o emprego de métodos de extração, que consistem na dissolução do material vegetal em um solvente orgânico ou em uma mistura de solventes (etanol, acetona, etc.), para a retirada de alguns constituintes químicos de interesse terapêutico. Sobre esses métodos, assinale a alternativa CORRETA:


    O processo de extração independe do grau de fracionamento de vegetais, porque se podem escolher solventes de polaridade crescente.


    Decocção é sinônimo de infusão, porque ambas consistem na extração pela permanência do vegetal em água fervente.


    A extração sob refluxo consiste em submeter o material vegetal imerso em solvente fervente, que vai sendo adicionado ao sistema.


    A extração exaustiva pode ser obtida por maceração, bastando para isso aumentar o tempo de imersão do vegetal no líquido extrator.


    A turbolização consiste em proceder à extração concomitante com a redução de tamanho das partículas vegetais.


Pergunta 9

1 ponto


A Eletroforese Capilar (EC) é uma técnica útil para investigar uma grande variedade de amostras, desde moléculas pequenas e mais simples, até moléculas mais volumosas e complexas, tais como: hidrocarbonetos aromáticos, alcaloides, flavonoides, ácidos fenólicos, terpenos, vitaminas hidro e lipossolúveis, amino ácidos, íons inorgânicos, ácidos orgânicos, catecolaminas, substâncias quirais, proteínas, peptídeos e outros. Sobre os parâmetros cromatográficos abaixo, selecione a alternativa CORRETA:


    Por meio da EC, não é viável executar análises qualitativas pela comparação dos tempos de migração dos padrões com os tempos de migração das substâncias presentes na amostra de interesse.


    Principais limitações: é uma técnica rápida, versátil, de baixo custo, com alto poder de separação (resolução) e consumo mínimo de amostras, reagentes e solventes. Além disso, oferece a possibilidade de automação e detecção on-line.


    Principais vantagens: não serve para a determinação de compostos voláteis, não polares e de massa molar baixa, em que são melhores determinados por cromatografia gasosa. Também, não é muito adequada para a análise de polímeros não iônicos de massa molar alta e não é tão sensível quanto à cromatografia líquida de alta eficiência.


    O tempo de retenção ajustado (ou corrigido) é a diferença entre o tempo em que as moléculas do soluto estão na fase móvel e o tempo em que o componente analisado permanece no sistema cromatográfico.


    A principal diferença da EC, em relação às outras técnicas de purificação e caracterização, é a sua capacidade única para separar macromoléculas carregadas eletricamente de interesse biotecnológico e terapêutico.


Pergunta 10

1 ponto


Após a correta coleta do material vegetal de interesse, é possível iniciar os processos de tratamento, que têm como finalidade torná-lo adequado para a produção do medicamento fitoterápico desejado. De acordo com os processos preliminares de tratamento, assinale as afirmativas CORRETAS:


I- Informações sensoriais (coloração, forma, textura e odor) do material vegetal, não ajudam a fortalecer a sua correta identificação;


II- No caso de material de origem vegetal, é recomendado retirar partes da planta que não possuam a substância química desejada, evitando, assim, a presença de impurezas na matéria-prima final;


III- Uperização: emprega-se o calor (seco ou úmido) por meio de vapor de água ou etanol, sob pressão normal ou elevada, promovendo a perda de água e a desnaturação proteica, o que inviabiliza a crescimento microbiano e a atividade de enzimas;


IV- Em alguns casos, a fragmentação deve ser feita sob refrigeração (criomoagem) para se evitar a destruição térmica, química ou física dos seus componentes.


    II e III.


    I e III.


    I e IV.


    II e IV.


    I, II e IV




  • Participe do nosso grupo de estudos EAD Grupo Facebook clique aqui >

"Eu vivo em uma cidade sem um nome. Todas as noites me perco na escuridão de suas ruas. Vejo cenas animadas da realidade! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

type='text/javascript'/>